Thai Massage, madame? Thai Massage, monsieur?

Certificado nas mãos e os músculos das pernas e braços ainda doloridos. Normal depois de tantos dias de prática intensiva. As dores são por conta das posições que o massagista usa para aplicar a Thai Massagem. É um senta agacha ajoelha e levanta sem fim. Força nos dedos, dorso das mãos, antebraços, pés, joelhos... Agora é só uma dorzinha. Mas no meio do curso, doía de verdade.
Nem dá para detalhar a técnica. Vou aplicar nos interessados e pronto. Posso dizer, como fisioterapeuta, que funciona super bem para relaxamento muscular. Corpo cansado, dolorido, estresse, dor de cabeça, tensão, fadiga muscular, cabeça cheia, dá uma boa estimulada na circulação sanguínea e sistema linfático. Nada de mágica nem misticismo nesta escola.Tudo anatômica e fisiologicamente explicável e por que não dizer aceitável. O negócio tem mais de 2.500 anos. Muito alongamento manual, sequência detalhada(é o grande segredo), cadência, ambiente tranquilo e concentração. Não é, definitivamente, uma massagem gentil com deslizamentos e etc. Mas também não é tortura. Gostei da proposta e da resposta imediata da técnica. Não é curativa.
Chegando em casa vou logo atrás de conseguir um tatame!
Mas olha... cansei de Bangkok. Vou ficar mais uns 3 dias dias treinando a massagem lá no Templo e vou cair fora! Já fiz tudo (que meu dinheiro permite) que tinha prá fazer por aqui umas 2 vezes. Os motoristas de táxi e tuc tuc já não me oferecem mais seus serviços. Se acostumaram comigo caminhando 20 minutos até o templo diariamente. Mas, o calor terrível tá me deixando mal humorada e fazendo com que eu observe mais os defeitos do que as delícias da cidade. Agora fico reparando nos ratos(muitos)que brotam nas ruas a partir das 18 horas. As calçadas destruídas, o lixo, os vendedores que tomam conta de todo espaço com suas barracas de roupa, comida, bijuterias e badulaques... o trânsito caótico que não mata, mas também não respeita sinal nenhum. Falei como se atravessa a rua aqui? Então: A gente se aproxima da faixa de pedestres, espera juntar uns 2 ou 3, e vai atravessando. Os tuc tucs desviam e os carros vão parando. Se vc ficar esperando a boa vontade de respeitarem o sinal, quando tem sinal, vai ficar plantado até dar coco na esquina. É uma espécie de combinação que dá certo. Lógico que não é na cidade toda. Aqui pelo entorno dos templos é assim.
Mas, já que estou "pondo reparo" nas chatices e tirando o brilho dos templos, dos Budas, e dos sabores, é chegada a hora de partir.
Vou desistir do Vipassana. (Meditação de 10 dias sem falar e sem olhar prá cara de ninguém). Desisto, porque estou cansada. Com certeza não vai ter ar condicionado nas dependências espartanas onde acontece esse tipo de retiro, e o calor aqui é desumano. Já estou fora de casa há um tempão e eu sei que é uma experiência duríssima.
Farei em outra ocasião.  No Nepal, um dia... Quem sabe?
Resolvi passar os dias que sobraram em alguma praia. Na verdade, conheci só 2 ilhas. Koh Tao e Koh Phangan. Vou pegar um buzão para Krabi. Mais especificamente para Ao Nam. Fazer mais um ou dois mergulhos... Vou meditar com os peixes que é mais fresco. Deu prá ti, Bangkok. Ô lôco!

Comentários

  1. Kibom que vc já está para voltar....to na fila da massagem....a casa da gente depois de longo tempo fora, é sempre a melhor coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô com saudades de tudo! :) saio daqui dia 17 mas nem sei que dia chego em São Sebastião. Acho que 19... rsrsrs

      Excluir
  2. Valor demais acaba com a gente. Muito tempo fora de casa trás mesmo essa sensação. Não fique por aí, pra perceber o que há de pior. Saia com tudo que viveu e viu de melhor. Bora meditar com os peixes. Tb não falam,ambiente silencioso e o melhor: local fresco e com diversidade. Saudade do ce, Amiga. Sua jabuticabeira deve estar com o coração apertado. Vem pra casa. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sumemo! E tem umas trilhas e cavernas por lá. Vou aproveitar bem esses dias sem compromisso. Beijokas!

      Excluir

Postar um comentário